quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O pão meu de cada dia.

Não sei viver sem pão. Ponto final, fim da estória, the end, finito!
Descubri isso aos quatro anos de idade, quando meu pai - seu Costa também era viciado num pãozinho - dava a minha mãe, toda a tarde, um dinheirinho para comprar meu lanche. E lá íamos, D. Luiza e eu, à Portinha, onde, sentada no balcão, comia um pão delícia e um suquinho de maracujá (que ainda é meu suco favorito). Aliás, pão delícia, depois do acarajé, é a segunda maravilha baiana. E não tem jeito, ali começou o amor pelos pães.
Nem pense em me dizer que bolacha água e sal ou cream cracker dá no mesmo, é uma heresia! (além de um engodo calórico, eis que quatro magrelas e um cacetinho são as mesmissimas gramas na balança). Abro mão de tudo numa dieta, menos pão. Um integralzinho que seja tem de existir.
Oh gente, cá pra nós, tem coisa melhor que pãozinho francês, nosso cacetinho, quente com manteiga (sim, manteiga, Aviação, Presidént, Regina.. da boa! nem me fale em margarina) derretendo?
Já sei, já sei, tá de dieta?? Certo, certo, um integralzinho esquentado na torradeira com geléia diet.. ohhhhhhhhhhh delicia!
O pão, enfim, é o Antonio Bandeiras da mesa.. o George Clooney do café da manhã. Ele sempre vai lhe sorrir de canto de boca, lançar aquele olhar meio de lado, já saindo, indo embora, louco por você, e dizer: te quiero! Na verdade é o contrário, você é quem vai entender "me coma", mas é tudo sedução mesmo.
Viciada em pães, nas dietas, passava a ver o cacetinho quase como um drug dealer, meio sorumbático, como diria minha amiga Lú, e o olhar 43 tava mais para o de vendedor de cocaína falando: "quer curtir um barato não? Francês do bom, 50g, tou quentinho, e com manteiga, baby, você vai ao céu.."
Pior que a família toda do dito cujo é assim, sedutora, porque amido é uma miséria! Começa a dar barato já na boca! Então croissant, delícia, mineiro, brioche, de forma, fatia ou leite, de milho é tudo do mesmo saco da farinha de trigo!!
Depois de Paris, desisti de procurar croissants decentes na soterpólis, porque só tem dois que se salvam: por incrível que pareça o do McDonalds, no McCafé; e o do Fran´s.. e mesmo assim com ressalvas. Já os cacetinhos, na guerra do meu bairro (Perini x Deli&Cia), fico com a segunda, porém a megastore espanhola ganha no fatia e na ciabata. Os da categoria delícia são melhores na Pãozinho do Céu, especialmente o recheado com peito de perú (que a Belle´s também serve divinamente). Brioches, brioches mesmo, esqueça! Para enganar, DeliCia de novo. Forma: Wickbold e mineiro: só os da minha sogrona, que, snif, snif, eu tenho que racionar as porções do estoque do freezer.
Ai, ai, pão é pão, o resto é bolachinha...Pão, adoro você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário