quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

26/10/2009 - Zen Thai

Oi Povo!!!!

Eu sei, eu sei, ando mais sumida que dinheiro no meu próprio bolso! Mas quem é rainha, nunca perde a gaiatice, claro!

Sábado e Domingo, meu DD. Marido em um arroubo de generosidade (leia-se ousadia  no cartão de crédito), proporcionou-me e à Dalila, inseparável escudeira estomacal, saidinhas que merecem caneta, digo, teclado, dessa que vos escreve.


1) ZEN THAI
Finalmente fui conhecer o Tailandês de Salvador!!! Eu malhei (não é piada, tá? vez em quando tomo tenência e vamos eu e Dalila à academia) na Villa Forma e sempre gostei muitoooo do lugar, especialmente da piscina aquecidinha à noite... só não sabia o porquê. Descobri: fica em frente ao Zen Thai! Precisamos voltar à nadar..

A) Ambiente - amei! Modernoso, meia-luz, cheio de referências à Tailândia, sem ser hare krishna demais. Cadeiras acolchoadas, altas, bacana. Adorei um Ganesha na escada, hare baba, asiático termina sempre em indiano!!!
Nota 10.

B) Serviço - Muitoooooo bom! Sem sacanagem! Da hostess ao garçom, Marcos, todos extremamente atenciosos, rápidos e eficientes. Atenção especial à descrição da tabela de pimentas e a carta de vinhos. Nota 10, com louvor.

C) de COMIDA!!!! - Em terra de cego, quem tem olho é vidente! Então, como boa baiana, fã de pimenta, sou daqueles paladares que sempre espera comer fogo e arrotar show pirotécnico. E não seria diferente a expectativa "ardorsal" de um thai!! Em abril do ano passado, na ida à Sidney, eu e o DD. Marido tivemos excelentes experiências no quesito comida asiática, especialmente a tailandesa e a indiana, e acho que fomos - eu pelo menos - ao Zen querendo que o mar pegasse fogo para comermos peixe frito!!
De cara pedimos um Mix de entradas muito bom (a exceção da costelinha que estava meio desenxabida, com cara de quem fugiu do Outback ou do DOC e se perguntava "que é que eu tou fazendo aqui"), contendo roll de carangueijo, bolinho de salmão e uma cestinha "apastelzada" de carne com amendoins e noz moscada. Excelentes!!! Elas vêm acompanhadas de uma "escala" de molhos de pimenta... da mais fraca a mais ardida, em potinhos de molhos, com mais um chutney de manga e uns vinagretezinhos para por em cima.
NOSSAAAAAA, amei! especialmente o roll de caranguejo e a cestinha!!A pimenta mais forte é bem fogo nas ventas, e, por cima, foi tudo de bom, é a verdinha inocente, mas não se engane, pimenta no dos outros é sempre caviar.
Como prato principal Guto pediu um pad thai de carne (grau 1 de ardor) e eu um talharim de arroz com lulas em grau 2 pimentas de ardor. Comparados aos que comemos em Sidney são só boas, mas, como diria o tabaréu soteropolitano, "a nível de Bahia, de Salvador", muito bons! Especialmente o meu, que com duas pimentas de indicação, no meu ver poderia ser uma só...mas como disse, pimenta no dos outros é doce de leite..
DD. Marido tem horror, trauma mesmo, de mexilhões. Já eu, adoro, mesmo com um memorável episódio gastro-intestinal que não convém recordar. E por ser fã dos bichinhos, sempre com um olho no Padre e outro na missa rezada na mesa ao lado, quase peço um para provar do pessoal à direita, que saboreava os molusquinhos em um lindo caldo que cheirava e soava como a musiquinha que a cobra de Mogli, o menino lobo canta: "venha a mimmmmmmm" mas fiquei só na inveja branca da mesa..
Não sei porque não sigo meus instintos. Como fiz promessa (sério mesmo, sem sacanagem) de só comer chocolate no aniversário de Nando, meu filhotão (e lá se vão seis meses sem o ouro negro), tenho de manter o nariz - e a boca - na direção de outros doces. Ocorre que, não sei onde estava com o paladar - provavelmente na mesa alheia -na hora da alegria, deixei me levar pela indicação do garçom e pedi um mil folhas de abacaxi e não o cheesecake de lichia que Dalila gritava... Na minhca cabeça imaginei algo com um apfelstrudel de abacaxi com sorvete em cima, enfim, folhado, ou folheado = massa folheada. Ledo engano, senhoras e senhores! Veio umas fatias fininhas de abacaxi em calda caseiro, com um sorvete de coco em cima, temperado com hortelã e cardamomo por cima... como abacaxi, estava um excelente sorvete!!! Não chega a arrepender, mas o folhado da fruta achei muito doce. Compensa pelo sorvete que é delicioso. Dalila saiu emburrada, mas que se há de fazer? A Inês já estava na missa de sétimo dia!
Então, gente, para quem não curte pimenta, não curte comida exótica (hellooooo, a gente come sarapatel e maniçoba, bicho!), nem misturas com curry, leite de coco e afins, não vale a pena. Para os que são chegados a uma ardidinha,a um "vamos ver no que vai dar", e pensa com o estômago, VALE E MUITO! Enfim, um excelente jantar! Nota 8,5 (pelo arrependimento da sobremesa..)

D) Preço - Bom e barato só pastel de feira, então preparem o bolso ou o cartão de crédito... preço de Soho, La lupa e afins.

E) OBS - ao sair do Zen vi um lugar com uns toldinhos vermelhos tão bonitinhos que só podia ser comida!! é o Taboada... pesquisando na internet achei esse site http://www.guiagourmetbahia.com.br/home.php e já decidi que a próxima parada é o bistrô francês da esquina da Villa Forma para ver o que há além daqueles lindinhos toldinhos vermelhinhos.. espero que croissantzinhos, crepezinhos suzetinhos, quichezinhos e outras coisinhas lindas e deliciosas!


2) SPADACCINO.
Mãe e pai com filho pequeno em final de semana de chuva vai para? Para o hospício, se ficar em casa com os pequenos ou ao Shopping! Prefiro o shopping, apesar de sérias dúvidas acerca da sanidade mental familiar..

Assim, domingo, DD. Marido, dd. Filhão e minha mãe à tiracolo, de baby-sitter, ou como ela mesmo se auto intitula office vó, fomos ao Salvador Shopping almoçar e comprar um organizador de brinquedos.
Há uns quinze, vinte dias, tinhamos almoçado no Australia, lá no shopping também, porque, viciados em Sidney no tal do filé de boi Angus, criamos inúmeras hipoteses de degustar uma carninha, o que se tornou em completa decepção para nós, Dalila inclusive, pois estava mais para cangurú perneta do que para Australia mesmo. Como almoço de Bonaparte, vale a ida.. e só.
Contudo, porém e todavia, sabe-se que nunca almoço o meu prato, especialmente em praças de alimentação: almoço o lugar, o que o meu vizinho de mesa pediu, o cheiro... tudo culpa de Dalila, a super lombriga e seus poderes extrasensoriais. Então, no almoço do Australia, infeliz com meu arroz Vaticano - papa, papa -  de funghi, fiquei lendo, vendo e cheirando o que vinha da opção ao lado, o Spadaccino. Com umas fotos e pratos de comida italiana, estilo o Masseria tb do shopping, bati os olhos no quadro negro com o menu do dia: Gnocci de beterraba ao molho de gorgonzola. Bingo! Era a senha para voltar lá. E fomos.
Para comida de shopping?? Muito bom!! O tal do gnocci é uma delícia (para quem não gosta de gorgonzola e creme de leite, pode ser um tanto enjoativo, para quem gosta: vai adorar). E mais: pedi um raviolini com molho de linguiça e tomates fantástico! bem recheado de muzza, molho saboroso, um delicia, capice? bem domingão mesmo! Ah! e o detalhe, como Guto e eu pedimos o mesmo prato, pagamos um preço só! Otimo! Dia de muito, véspera de pouco já dizia meu pai...rss. Depois do rombo do Zen, a economia veio a calhar!!! Recomendo.


Beijos, Gente!!!


PS - mandei depois do almoço para não dar fome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário