quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

26/01/2009 - Casa Lisboa

Oi pessoal,

Precisei apelar para Ivete Sangalo cantando "Vai buscar Dalila.... vai buscar Dalila ligeiro, ligeiro, ligeiro...." para conseguir que minha temperamental lombriga fizesse as pazes comigo.

Explico: como ela anda tendo de dividir espaço com Luís Fernando, meu filhão que carrego há 32 semanas na barriga, não andava lá muito feliz nem tentada a provocar qualque experiência comensal a esta que vos escreve.

Após alguns meses de terapia de grupo, eu, Dalila e Nando conseguimos nos entender, superando o trauma dos primeiros meses de enjôo, as azias insuportáveis e, enfim, o pouquíssimo espaço para a comida.

Na verdade, nada como uma viagem para despertar o ânimo de paz entre este trio. Então, as cinco noites em Paris foram fundamentais para que a o meu Hamaz (Nando) e Israel (Dalila) fizessem a paz, e, após muito chocolate, croissant, queijo e iguarias jamais provadas, dessem uma trégua a Faixa de Gaza (Eu).

Enfim, ontem, selamos nosso tratado de paz em grande estilo e estamos de volta. O Dicas da Fabi 2009 deseja a todos um ano gastronômico maravilhoso e ele começou muito bem, ora pois!

Ontem fomos ao Casa Lisboa, português ali do Jardim Apipema, onde recebemos, eu, o DD. Marido, a Lombriga, Nando e os sogrões um tratamento - barba, cabelo e bigode - que há muito não via em um restaurante.

Vamos à resenha:

1) Ambiente - o restaurante fica em uma casa do lado do Mariposa/Jóia, na entrada de uma rua sem saída, que tem um pracinha no meio e um monte de prédio igual, todos batizados de Maria alguma coisa.
Discreto, mas charmoso, tem uma decoração clean, mas bem aconchegante, um hostess e o próprio dono, Mario (simpaticissimo, por sinal), sempre à porta para receber, e além de um salão intimista, um alpendre com mesas do lado de fora muito legal também.
As mesas forradas com boas toalhas brancas acompanham confortáveis e altas cadeiras de madeira e convidam à comilança. Nota 9,8 (esqueceram os guardanapos antes dos aperitivos chegarem à mesa).

2) COMIDA

Já na entrada fomos surpreendidos pela visão magnifica de uma leitoa inteira assada que cheirava igual a desenho animado, sabem? deixando eu e meu sogro (mineirão que só ele) babando e quase fluuando que nem os personagens da Disney por torta de maçã.. Gente a leitoa tava rindo para nós.. eu tenho certeza.
Pior que fomos lá comer bacalhau, mas eu e seu Alair ao bater os olhos no porquinho mudamos radicalmente de opinião. O problema estava criado: a leitoa não está no cardápio, e só sai por encomenda. São cinco quilos! servem umas 8 a 10 pessoas! e tem de pedir com no mínimo 48hs..
Eu juro que eu estava quase levantando e indo na mesa dos portugueses que comiam a leitoa para, exibindo o barrigão de gravidez, pedir, pelo amor de Deus, um pedacinho da carne, para Nando não sair a cara do porquinho.
Fui impedida pela leitura do cardápio e a imagem da entrada que o garçom indicava sardinhas enroladas no presunto Parma assadas com molho de tomate e pão... Dalila esqueceu o porco...

Entradas - Como já eram quase 2 da tarde e eu sem almoçar, éramos a imagem do Demônio da Tazmania na mesa, eu, Nando e Dalila precisavamos urgente de comida! Então, pedimos as benditas sardinhas, uma cesta de pães requintados (só pedi porque tinha esse nome, juro!) e um caldo verde.
Primeiro vieram as sardinhas. Eu, sempre fã das pobres coitadas enlatadas, quase desmaiei ao provar um pedaço daquilo.. gente, era a visão do paraíso. Um toco de pão tipo baguete, regado de azeite de oliva, com duas sardinhas assadinhas em cima, e molho de tomate no topo e escorrendo pros lados.. além de um molhinho meio iorgute/meio vinagrete de alho no canto.. Pensem num negócio bom? multiplique por cem, chega perto. O Parma fica assado crocante, a carne da sardinha pega o gosto do defumado do parma e aquilo tudo molhado de tomate.. .nossa.. comi rezando... Nota 10!
Não provei do caldo verde, porque eu já ando fervendo e não aguentaria experimentar nada quente, mas os companheiros de mesa aprovaram, e tinha uma linguiça dentro que tava com uma cara ótima!!!!...rs.
Agora a tal cesta de pães requintados foi a surpresa do dia.. gente, que era aquilo? Quando o português falou em um tal muffin de milho fiz uma cara de que não ia curtir muito algo que lembrasse uma broa salgada, mas dei a língua a palmatória...rs Não só os pães (principalmente o de parmesão) estavam divinos, quanto os acompanhamentos (vinagretinho de polvo, queijo temperado, azeitonas e pasta de grão de bico), mas o bendito muffin deu problema....rs.. eu e minha sogra dividimos até o último farelo! e como ela não se fez de rogada, pediu uns de brinde para levar para casa e o português arrumou!!! Iupieeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Nota 10!

Prato principal - Meu problema com cardápios é a minha capacidade imaginativa-gustativa... eu começo pensando em bacalhau e no final já me imagino comendo a massa!....e ontem não foi diferente. Certa de comer o peixe larguei tudo por um arroz de frutos do mar, porque tal qual um viciado em drogas, eu podia jurar que o polvo, a lagosta, o camarão, a lula e os mariscos estavam dançando fado na minha frente e me convidando a bailar.. não pude resistir. Só pedi ao garçom porção individual, porque ninguém na mesa precisava me ver dançar fado com os amigos de Bob Esponja. Além disso, pedimos um Bacalhau à Lisboa e um Bacalhau Gratinado Lentamente.
Não preciso dizer que o arroz com a banda do fundo do mar cantadora de fado me deixou em estado de êxtase, né? Gente, na porção individual comeu eu, provou Guto, meu sogro e ainda levei pra casa! Sabe a D. Lagosta cantadora? veio uma rabeta inteira dela!!! Tudo bem, tudo bem, a banda de fado de Netuno parecia ter sido atacada por Jack, estripador, pois estavam sem cabeças, mas vieram todos! um rabo de lagosta, um camarão azul inteiro, um rabo de lula inteiro, uma perna de polvo inteiro! Isso sem falar nos demais pedaços dentro do arroz, que tinha um caldinho levemente apimentado, com pedaços de aspargos e pimentão dentro... coisa de louco! Nota 10 com louvor!
Como eu não conseguiria sair sem provar os demais pratos, digo-lhe com precisão: o tal do Gratinado lentamente faz jus ao nome, macio, derretendo na boca, em cima de uma caminha de purê de batatas assadas, com azeite caindo pelas tabelas e vegetais que de tão bonitos dá até vontade de comer, me deixou impressionada. O seu companheiro, Bacalhau Lisboa, não ficava para traz. Mais tenro e seco, posto que grelhado, tinha um quê de noz moscada, mas acompanhava batatas ao murro e molho de tomate que p...q..p.... delicioso!!! Nota 10 para os bacalhaus também!!!! Ah! o prato para dois comem 3 com satisfação...
Ai, ai.. extasiada com a comilança, Dalila já dançava fado com Nando na barriga.... mas faltava o grande final....

Sobremesa - Como comi demais, não tinha espaço para nada muito grande, então decidi não arriscar, em Portugal façamos como os portugueses, Mario, manda aí uns pasteizinhos de Belém... Pessoas, estou ouvindo os sinos até agora!!!!!! Pensem em pasteís com folhado crocante e semi caramelado, com um recheio bem levinho, adoçado no ponto que derretiam na boca? Eram eles!!! quatro unidades lindas no prato, acompanhando um cafezinho expresso bem tirado.. Nossa, até quem é diabético pediu perdão a Deus e cometeu o pecado!!! M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!!! Comi e saí de lá com vontade de levar uns pra casa para tomar com o café das 17hs....Nota 10.

3) SERVIÇO - Como eu disse hoje ao meu fiel leitor, Dr. Sérgio, há anos não entro e saio de um restaurante tão satisfeita... Da entrada, literal, da porta, ao café fomos muito bem tratados e servidos, e senti uma enorme segurança nas dicas dos garçons, que não queriam empurrar um prato, mas narravam as delicias do chef pro dia e os pratos da casa com muito prazer e certeza. O dono do lugar de mesa em mesa ouvindo e conversando com os clientes faz a diferença também. Simpatissimo, brincou conosco várias vezes, fez questão de dar o telefone dele para encomendarmos a leitoa, e ainda mandou dois pãezinhos de parmesão e dois muffins extras para nós!!! NOTA 10, com louvor...

4) PREÇO - Como tudo que é bom custa caro, não engano vocês, leitores, o local não é barato... em média de R$ 50,00 a 70,00 por cabeça, mas valeu cada centavinho que meu DD. Marido pagou....rs.. 

Toda vez que Ivete cantar "Vai buscar Dalila, vai buscar Dalila ligeiro..." se for para o Casa Lisboa ela estará pronta!!!!...

Beijocas a todos!

Fabi, Dalila e Nando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário