quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

17/03/2008 - Salvador Shopping

Olá Pessoal,

Como diria o Rei "eu voltei, agora pra ficar... porque aqui, aqui é o meu lugar". Voltei com mais uma Dica da Fabi para "você meu amigo de fé, meu irmão camarada..."
Entonces. Quinta-feira passada, após bater perna no Salvador Shopping, resolvi sentar no Ferreiro, ali na área gourmet do shopping.

Confesso que a casa me atraia desde a inauguração simplesmente por ter o nome parecido com os dos meus bombons de chocolate prediletos (Ferrero Rocher - nota 4,6 na Veja como Ovo de Páscoa, ocês viram?). Enfim, na minha imensa capacidade imaginativa, sonhei com contas chegando recheadas de bombons, sobremesas à base de bombons, garçons insistindo em me dar bombons... não é só Alice que vê coelho, né gente? Para alguém como eu que sempre que pensa em estômago embrulhado imagina o órgão em papel vermelho de bolinhas brancas com laçarote em cima, não é nada nada dificil crer em um restaurante assim.

Vamos ao que interessa, gostei do lugar, hein^? "São tantas emoções, bicho". Primeira informação, o dono é o mesmo do Leite, restaurante tradicional (125 anos) e famoso de Recife, o que já garantiu alguns pontos no meu score. O lugar é dividido em boteco (mesas na varanda) e restaurante (mesas internas forrradas com toalhas), mas nada impede que você aprecie as boas coisas dos dois. E, obviamente, foi o que fizemos: eu, Alice, e meu DD. Coelho, digo, Marido.

Eu deveria ter dois estômagos, pois em ocasiões como essas poderia provar de tudooooooooooo, mas como não tenho, tive de ir selecionando coisinhas deliciosas pelo caminho. Segue a ordem:

1) Suco de uva - da fruta!!! Não via suco de uva da fruta desde a época do Cacau de Ouro, casa de sucos que ficava no lugar onde é hoje o SuanLouan, na AIrosa Galvão. Peçam! Vale cada centavo. Nota 10. Aliás, o lugar é cheio de sucos de fruta frescos, o que, ultimamente, tem sido a única opção que eu posso fazer, a fim de acalmar meu gastroenterologista cada vez que tenho crise de gastrite...rs.

2) Couvert - Estavamos com tanta fome que precisávamos acalmar Dalila, minha inseparável lombriga, até que o jantar saísse. Além disso o maitre falou palavras mágicas na frente de um mineiro "alho ao forno" que, automaticamente, fez com que Guto pedisse o tal couvert. Muitoooooooooooooo legal. Adorei. Passa longe dos pães de queijo do babybeef e cia ltda, e traz inéditos grissinis (palitinho de massa com erva doce que comemos em fondues e patês); saladinha de tomate com manjericão, presunto no azeite e noz moscada, patê de presunto com queijo, cestinha de brioche e torradinhas (muito bons, por sinal), azeitonas pretas derretendo na boca e o bendito alho ao forno. Vampiros de plantão fujam! É alho pra todo lado e eu amei! O tal alho ao forno é algo sensacional. Pense numa cabeça inteira de alho quase caramelizado, é isso. Você vai tirando os alhos dos gominhos, misturando com a salada (que também tem alho fresco, o que a torna bem forte de sabor), comendo um, comendo outro e quando vê, acabou o courvet. Nota 09 para o courvet, pois a manteiga veio muito gelada.

3) Comidinhas de boteco - Bom, no meio da sessão acalma lombriga, um dos garçons passava toda hora por nós cantarolando as maravilhas emagrecedoras dos petiscos que ele carregava, tais como, empadinhas de carne, palmito, camarão e queijo; quibes, coxinhas e afins. Até ali nada além dos olhos marejados de Guto namorando uma empadinha, que não foi comida, em razão dos ciúmes do alho ao forno que insistia em nos chantagear.
Contudo, Dalila ao ouvir do garçom cantador "coxinha de caranguejo" praticamente me pôs a implorar pelo petisco. E nós, que já estávamos olhando o menu do jantar, paramos para fazer as vontades da moça.
Gente, que delícia era aquela?? Pense em uma casquinha de caranguejo, só carninha. Pense em uma massa de coxinha. Pense nisso tudo bem fritinho (os chiados do óleo sempre foram música para meus ouvidos). Junte tudo, ponha limão por cima e coma!!! Depois reze, por aquilo é divino!!! Eu amei! E se não bastasse toda a carninha do caranguejo dentro, ainda vem uma patolinha no fundo, cheia de carne!!!! Só digo uma coisa: deu para dividir com Guto!!!! Vou voltar lá só para tomar chopp  (Brahma) ou uma Stelinha Artois (que geladinha é tudo de bom) e comer as empadinhas renegadas e a cozinha de caranguejo. Nota 10.

4) Jantar - Com Dalila mais calma, as coisas perdem um pouco do brilho e meu paladar, depois de tanto alho ao forno, ficou completamente compremetido, então não curti bem o jantar. Pedimos um filé ao funghi para dividir (os pratos lá são individuais, mas das duas uma, ou estou ficando velha ou é praga do gastro, pois já não consigo jantar mais como antes). Enfim, vou ser bem honesta, o filé estava delicioso, bem selado, ao ponto, molinho, mas o molho de funghi estava cremoso demais e com funghi de menos. E o "risoto" de queiijo, na minha humilde mão de cozinheira-metida-a-gourmet, mais parecia arroz esquentado com creme de leite e parmesão. Deixou a desejar, mesmo vindo em uma super apresentação, com aquelas tampas que o garçom retira na sua frente e que eu adoro!!! mis-en-cene da zorra....rs.. Nota 7,00 pela carne.

5) Sobremesa - O Leite em Recife, é famoso pela Cartola. Uma sobremesa de banana grelhada com telhado de requeijão, açúcar e canela. É muito gostosa, mas não é a minha praia. Eu achei seca demais, sem um caldinho ou algo fluído que fizesse a ligação ou amenizasse as duas texturas: banana e requeijão. Guto, como bom mineiro adorador de queijo, comeu tudo, mas eu ainda prefiro coisas cremosas. Nota 7,5.

Resumo da ópera: Eu dou nota 8,00 pelas entradas, courvet e atendimento (muito simpático e ágil conosco). O menu tinha massas e risotos com descrições interessantes que me pedem para retornar... isso sem falar na inesquecível coxinha de caranguejo.

Semana que vem quero ir ao Grandechefe (acho que é esse o nome), restaurante novo no Morro do Gato. Conto tudo depois a vocês!

Beijocas,

Fabi

P.S - A conta com os bombons só nos balõezinhos imaginativos desta cabeça-estômago....rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário