quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

19/11/2009 - Taboada

Oi Pessoal!!!!

Estou tão eufórica pelo final de semana gastronomico-comemorativo-engordation-plus-blaster-tabajara, que nem sei por onde começo!
Não, eu não voltei a comer chocolate... snif.. snif.. mas a vida tem lá suas compensações.

A primeira delas, nada como ter uma sobrinha influente-importante-cheia de cortesias!!! Final de semana em um resort (digo o milagre, mas não posso dar o nome do santo), daqueles all inclusive. Diga-se que esses lugares deveriam ser chamados de SPA de engorda, ou ter incluído um vasto suprimento de digestivos do tipo engov, sal de Andrews e magnésia bisurada, porque vá comer e beber lá na casa do 0800! Minha cabeça (e bolso) de pobre não consegue entender como rico pode ter depressão. Quero ficar rica só para ver se descubro.. enfim, comemos de lavar a jega, como se diz aqui na terrinha.

Mas vamos ao que interessa. Fomos no TABOADA!! O bistrô francês que falei no último e-mail-texto-crônica-sei-lá-o-quê.  Eu, DD. Marido, Dalila e um grande casal de amigos (que nos fez a imensa e grata surpresa de nos convidar para padrinhos de casamento deles - Dalila vai de Dama de Estômago, claro), David e Angela.

Eu dei três opções ao meu amigo australiano, e ele escolheu o bistrozinho, iupieeeeeeeeeeeeeeee, sorte a nossa, porque queria muito conhecer os toldozinhos vermelhos. Vamos aos comentários:

1) Ambiente:
Aconcheganterrimo, com luz indireta, velas, cadeiras confortáveis, toalhas brancas (adoro!), reproduções (ou verdadeiras, não sei) das obras de Carybé, fotos antigas do Rio Vermelho, enfim, tão romântico que até Dalila suspirava. A casa é a antiga residência dos Taboada, é do inicio do século XIX, com piso em madeira, bem em frente à piscina da academia Villa Forma (tão me dando motivo pra voltar a malhar ali!). Nota 10

2) Serviço:
Muito bom!! Especialmente o de manobrista, pois depois de pagar a conta, o carro já nos esperava! Garçons atenciosos e, como sempre, o olho do dono, que estava fiscalizando tudoooooooo. Nota 9,8 (um dos garçons trocou meu prato com o de Guto na hora de servir).

3) A COMIDAAAAAAAAAAAAAAA
Gente, por onde começo?  Nota da escritora: estava m-o-r-r-e-n-d-o de fome! Tava só com o almocinho do Neide´s (babá de Nando) no estômago! Mas, porém, contudo, todavia, nem digam que a fome temperou os pratos!!! Primeiro porque comi um couvertzinho de pães caseiros, torradas e patezinhos cremosinhos de azeitonas (deretia na boca); salmão e outro que estavam divinos e ajudou para que a garrafa do vinho não me derrubasse de cara.
Comida francesa, restaurante francês, agimos como franceses: entrada, prato principal e sobremesa, oui mercier!!!!
A minha entrada: foie de canard, ou seja, fígado de pato. Pode parar! Nem façam essa cara, não torçam o nariz! Ei, psiu, carinha de nojo pra comer abará, passarinha, sarapatel e maniçoba vocês não têm, então? Nem vem! UMA DELICIA! Pena que não era foie gras, que amooooooooooo, mas que entradinha maravilhosa, uma consistência de terrine, macia, derretendo na boca, frio, com pãozinho, ave, literalmente, ave! Daliva já cantava La vie en rose...
DD. Marido pediu uma bruschetta. Enorme, diga-se de passagem, que estava deliciosa também! mas meu foie de canard estava insuperável!
De prato principal pedi um risoto de camarão (sim, eu sou viciada no crustáceo. Sim, eu sou pobre, e quando saio quero comer camarão, lagosta e caviar, oras! Tô pagando!) Genteeeeeeeeeeeeee, delicia! molhadíssimo, muito bem recheado de camarões, com um molho de tomate fantastic! E como sou futuca-prato-educadinha, DD. Marido foi de risto de filé (divinamente delicioso) e, Angela, tadinha, que não é de comer muito, nos ofertou parte do seu canard, digo, pato, que cá pra nós, estava macio, suculento e com um molho de jabuticaba que pqp... eu devia ouvir mais Dalila: "começou no pato, termina no pato" ela dizia, mas não, eu não ouvi! Ela ficou o resto da noite "eu te dissse, eu te disse", mesmo com a maravilha de risoto que comi.. fazer o quê? Terapia! Já disse a ela.. precisamos nos entender melhor, discutir a relação, lombriga também tem sexto sentido.
Para finalizar, fechamos com um auntetico crepe suzette que veio em uma excelente calda de laranja bem tirada, com o toque discreto do licor de laranja, mas, que, infelizmente, tinha uma massa não muito saborosa. Na verdade, é que no dia dos namorados comemos um no Chez Bernard, e marcou.... amor à primeira mordida, sabem? Não deu para trair com o Taboada.
Nota 9,0, pelo crepe suzete.


É isso, gente! noite perfeita, companhia perfeita, a-m-a-m-o-s! Manoel Carlos e Caras é que têm razão: essa vida é festa, sorriso no rosto e vamos em frente!!!... Próxima parada: La Pasta Gialla (mas só depois da minha cirurgia na próxima sexta. Não, não vou extrair Dalila, nem fazer bariátrica - não posso! não sobrará estômago pra provar tudo isso! - só vão pegar a banda de rock: A Vesícula e Suas Pedras que tenho na barriga).

Um cheiro!

Fabi

2 comentários:

  1. Oi Fabi, adorei seu blog, seus comentários do Taboada são todos pertinentes, também estive lá com Angela e David e foi uma noite super agradável! Vou ser madrinha também, estaremos juntas nesse altar, vibrando pelos dois!!!Adorei seu blog, vou aparecer outras vezes, adorei conhecer Dalila e dei muita risadas com suas brincadeiras. Um beijo, Ivonise Follador

    ResponderExcluir
  2. Ivonise,
    Você que é uma fofa!! Vamos sim, subir nesse altar e pedir a Deus que ilumine sempre esses dois "love fighters" como eu digo, pois venceram a distância, as dúvidas, as culturas em nome do amor.
    Ah, Dalila manda dizer que se sinta em casa e apareça sempreeeeee..rsss
    bjos

    ResponderExcluir