quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

03/12/2007 - La Lupa

Oi Pessoal,

No Dicas de hoje ficam registradas minhas impressões sobre o La Lupa da Ladeira da Barra, mas antes uma notícia de bastidor: Bartô (Soho) inaugura seu Boteco do Bartô agora em dezembro (e, não, a aquela Temakeria na Bartolomeu de Gusmão não é de Bartô do Soho).

O Boteco promete, eu literalmente fiquei com a boca cheia d´água na descrição do cardápio que Bartô me deu. A idéia do chef é valorizar os pratos típicos dos barzinhos bacanas, com seu toque pessoal, claro. Chamou minha atenção a descrição de um caldinho de camarão (não obstante eu ter dito a ele que nesta iguaria, para mim, o Bar do Chico é imbatível) e um arrumadinho de bacalhau.

É ver, ou melhor, comer para crer! A casa fica no Largo do Rio Vermelho (onde Cira do acarajé fica), entre o Suco24hs e o Hotel Bahia alguma coisa que tem ali.

Bom, vamos ao que interessa: COMIDA!!!!! Ontem, domingão, meu DD. Marido convidou-me, acintosamente, a deixar a dieta... que sacrificio! e para comer onde? No La Lupa, massa! literalmente, pasta! (os carboidratos deveriam nos emagrecer, não é? que mal pode fazer um pãozinho francês quente cheio de manteiga? nenhum!). Enfim, voltando ao almoço, é claro que topei na hora (fiquei sem jantar para compensar a gula, mas fui, claro!). Vejam, ou melhor, leiam a experiência. Eu recomendo! Semana que vem: impressões sobre a reforma do cardápio do Lafayette. Aguardem.


La Lupa

1) LOCALIZAÇÃO E AMBIENTE - Eu adorei!! Ao contrário do casebre do Pelourinho (que fechou mesmo), a nova casa é uma deliciosa varanda-meio-gazebo na Ladeira da Barra, com vista para o mar, dentro do playgrounde do prédio Yacht Privilege. A decoração em vidro, pequenos azuleijos floridos, madeira e piso de cimento queimado ficou linda com a claridade natural do lugar. As cadeiras de madeira antiga são altas e podem ser desconfortáveis para quem seja baixinho, pois vai ficar com os pézinhos balançando...rs. Enfim, excelente ambientação e localização (do lado da minha casa, praticamente...rs)... depois do almoço fiquei pensando que morar naquele prédio deve ser tudo de bom. Eu interfonaria e pediria meu almoço!....

2) ANTIPASTO e VINO - O pão italiano e o de azeitonas continua como deve ser: cascudinho por fora e macio por dentro. Com um extravirgem de primeira qualidade estava t-u-d-o de bom. Como meu DD. Marido pediu um Carmenere chileno, 2005, novinho e maravilhoso, nos aventuramos pela mesa de queijos - novidade da casa - e que delícia de aventura!! Os queijos podem ser escolhidos e pesados a vontade e estavam fantásticos!! Não deixe de pegar o Pecorino (parmesão feito de leite de ovelha, ardido e maravilhoso), os de cabra au poivre e com ervas derretiam na boca, um gorgonzola novo casado com um tipo tilsit bem molinho por dentro fechavam o prato. Amamos. Ah!! Se o garçom dos queijos perguntar se quer geléia, não recuse a de laranja e coma com o pecorino! Coisa de louco.
O cardápio da nova casa traz muitas opções de petiscos para comer na varanda do restaurante, como pizetas e bruscheta, além da beringela com muzzarela (muito boa) trazida da velha casa.


3) PASTA - Sou fã do La Lupa pela pasta fresca, mais precisamente pelo papardeli mare monti (algo que mistura massa, camarão e creme de leite só podia me conquistar), mas por causa da dieta, a opção de ontem tinha de ser menos calórica, então fiquei no risoto de camarão com molho de tomate e pecorino (estou viciada no dito queijo!) e Gutão foi de ravioli recheado com robalo. A espera (risoto de arroz canaroli é que nem de arroz arbório, leva meia hora para ficar pronto) valeu cada minutinho.
S-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l.
Meu risoto veio molhado, no ponto, al dente e, o melhor, fervendo! (odeio comida meio quente). Enfim, de comer rezando. O ravioli/raviolini/sei lá como é o nome da massa de Guto tem um aspecto a principio assutador: é cinza-chumbo, parece feita com tintura de lula!... mas o sabor, meus caros, que sabor! eles vêem com tomates que nem em Pomarola de lata se vê tão vermelhos (aliás, quero saber onde vendem tomates assim em SSA!), misturados com alho e manjericão.... ai ai..
Ambos os pratos são leves e maravilhosos. Individuais, em boa quantidade e perfeitos! Não percam... (ah, o mare monti continua lá no cardápio para quem quiser provar....rs).
Sansão, meu computador, marido de Dalila, minha lombriga, sofrem com esses e-mails!!!!


4) SOBREMESA - Essa foi a parte mais esquista e maravilhosa do almoço. Quando chegamos ao restaurante vi uma mesa cheia de japa/china falando, obiviamente, em japa/china. E fomos acomodados justamente ao lado deles.
Eu acho japa/china muito engraçado, porque a fala é cheia de aiii..eiii....rs. Enfim, almoçamos, e pedimos a sobremesa: Brigadeiro de chocolate amargo com café (acompanhados dos irretocárveis docinhos de chocolate com cornflakes - acreditem, ainda faço aquilo em casa).
A sobremesa chegou e meus olhinhos ficaram cheios de amor...A visão do paraíso: uma taça com um creme mezzo ganache, mezzo mousse, com grãozinhos de café em cima e farelos de chocolate amargo (e, claro, com meus dois docinhos de cornflakes do lado).
Olha, vocês sabem que minha escala é decente, sacanagem e pqp. A danada da taça é pqp.... maravilha!!
Porém, tive de dividir com Guto! (maldita dieta)...rs.
E, pior, no meio da sobremesa, eu olho para o meu DD. Marido e vejo ele dando risada e fazendo sinal de positivo com o dedão. Quando paro para entender a coisa, vejo Guto "dialogando" com os japa/china da mesa do lado! E, mais, chamando a mulher para vir na nossa mesa.
E não é que a véia veio? Quem era ela? Nada mais, nada menos que a dona do Aogobom, aquele excelente natureba-chinês do Rio Vermelho!! Se apresentou, perguntou se "a sobremesa é boa, né?"
Disse que ela é a responsável pelas sobremesas do Aogobom e que se lembra de mim no restaurante dela, (da ida com D. Luiza e os elogios à torta de maçã que fizemos, só pode!), mas não se conteve, pegou a colher dela e roubou meu brigadeiro, com o consentimento e convite de meu marido.
Ai meu pai, quase esfaqueio a japa/china... mas depois fiquei pensando na possibilidade da sobremesa de graça do Aogobom e desisti da idéia...

Bom, é isso. Almoço de domingo perfeito. Nota 10 para o novo La Lupa.

Beijocas,

Fabi

P.S - Não deixem de ver a cozinha pelo vidro. O dono é um italiano com um tique nervoso de enconstar a cabeça no ombro e gritar com os sous-chefe e demais membros.. a risada disso já vale a ida ao lugar...

P.S 2 - O recesso vem aí, quem sabe o blog não sai dessa vez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário