terça-feira, 7 de junho de 2011

O Azeite Doce que não é de Dona Conceição.

Minha avó materna, Dona Conceição, era conhecida pelas suas habilidades culinárias, pelo ciúme de meu avô, Carlindo, caminhoneiro que ao voltar da estrada era sumariamente submetido a testes de fidelidade dignas de um celibatário, do tipo sentar em bacias ou banheiras para ver se os testículos boiavam (vazios) ou não (cheios). Coisa de família de doido, como a minha é.
A véia, ou Iaiá, como chamavamos-na, era uma sábia com hipercolerestomia, já que só acreditava em óleo Mazola de lata, mateiga aviação e azeite doce português, o mais conhecido azeite de oliva. Como alguns de vocês sabem, minhas memórias são estomacais-afetivas-gustativas, então, me recordo com água na boca do talharim com camarão seco, do lombo recheado e do doce de caju de minha avó.
Assim, ao receber o convite de meu estimado Eduardo Coutinho para ir conhecer o seu novo restaurante no Shopping Barra, o Azeite Doce, só lembrava de minha vó. Fui com uma ternura sem fim experimentar as comidas orgânicas de lá, já sabendo que Iaiá, com certeza, tacaria Mazola em cima de tudo....risos.
Gente, que lugar adorável!! Quando a gente fala em comida natural, orgânica, etc, a primeira coisa que vem à cabeça é algo entre comida-de-hospita-vegetebas-hippies-ecochatos. O Azeite Doce vai fazer você mandar essa image às favas, de feijão orgânico, claro!,  literalmente.
A comida é linda, daquelas que lhe seduzem na primeira rodada do buffet, D-E-L-I-C-I-O-S-A e muito saudável. Como Dalila anda correndo a meia maratona ao redor do meu intestino, amei o lugar.
Primeiro, uma salada com frutas orgânicas de cair o queixo:
Sim, isso é uma goiaba!!!!! que com caqui, pepino e afins estava derretendo na boca. Gente, muitooooo boa! E olha que todos sabem que não sou fã de verdinhos. Além dessa salada, meu prato foi abrigando tudo que me chamava a atenção e, como todas as minhas idas à restaurantes por peso, ficou uma belezura:

TUDO muito bom!! Um frango à kiev assado tão crocante quanto, um pastel de massa japonesa recheado de ricota delicioso, assim como essa quiche de cebola, o rocambole de ementhal, as batatinhas assadas no açafrão e o bolinho de bacalhau. Ah, e, claro, a idéia de comer saudável para mim é igual a light, ou seja, pesa nada na consciência...kkkkkkkkkkk.
A parte mais inacreditável foi a da sobremesa! Dá uma olhada:


 Sim, isto é um strudel!! Além de orgânico, estava crocante como deve ser, bem recheado como deve ser, e pouco doce, como deve ser. Quer dizer, como Dalila acha que deve ser!! Meu amigo Lucas Pinto gentilmente cedeu os direitos à foto, garfo, pedaço.... Do lado direito, uma torta
maravilhosa de maracujá... mais leve que meu bolso em dia de pagamento. Minhas amigas Alda Rocha e Mariangela Espinheira também fora garfeadas em suas sobremesas...
E aqui do lado esquerdo abaixo, um senhor mousse de chocolate orgânico!! Quer coisa melhor pra mulher em TPM? Satisfação garantida ou seu mau humor de volta. Muito bom.
Almoço nota 10, comida nota 10. Ainda mais na companhia de pessoas fantásticas, que resenham só o que realmente interessa na vida: a dos outros.. risos.... Valendo da máxima o que é bom custa caro, o quilograma é pra lá da casa dos R$ 50,00, mas vale cada centavinho do seu dinheiro!
Dudu, parabéns! Adorei a casa! Já voltei lá para almoçar com mamis, e chegamos à conclusão que Azeite Doce é para comer com ternura mesmo.

2 comentários:

  1. Fabi, se rendeu aos orgânicos, verdes e afins, hahahahaha. Viu como uma saladinha as vezes nos surpreende?
    Sua amiga natureba passa bem.Ah! Concordo com a indicação do Azeite Doce, pois é muito booom!
    ps: o suco de amora é divino, mas pesam sem açúcar e coloquem na hora que chegar na mesa!

    Beijos Van

    ResponderExcluir
  2. Fabi, se rendeu aos orgânicos, verdes e afins, hahahahaha. Viu como uma saladinha as vezes nos surpreende?
    Sua amiga natureba passa bem.Ah! Concordo com a indicação do Azeite Doce, pois é muito booom!
    ps: o suco de amora é divino, mas escolham sem açúcar e coloquem na hora que chegar na mesa!

    Beijos Van

    ResponderExcluir