domingo, 11 de abril de 2010

O fim da abstinência ou A Pagadora de Promessa!

Estou de volta. Estava em crise. Dalila e eu tivemos várias DR´s ate eu resolver escrever novamente. Tudo por conta da promessa do chocolate. E para evitar o divórcio com minha lombriga querida, jurei para ela que não farei mais promessas envolvendo deixar de comer o ouro negro.
Cumpri minha promessa inteirinha. 7 longuissimos e infindáveis meses sem por nem Nescau (que cheirava tal qual abstêmica de cocaína) na boca. Dalila quase morreu, mas cumpri, paguei minha dívida com Nossa Senhora. DD. Marido está bem e eu vou contar para vocês como foi o dia do fim da promessa.
Primeiro ano do meu primogênito. Café da manhã: uma caixa de Lindt bolinhas (estrategicamente tirada da geladeira por Guto - ele sabe que as bolinhas só prestam em temperatura ambiente - derretendo e explodindo na boca).
Eu, sinceramente, naquela manhã consegui entender porque tem mulher que diz que troca sexo por chocolate. P-e-r-f-e-i-t-a-m-e-n-t-e compreensível. Minhas papilas gustativas tiveram vários OMS (orgamos, multiplos e sucessivos, na definição de minha amiga Luciana).
Não sei se vocês conhecem as bolinhas da Lindt. São as Lindor, no caso a versão assorted, que são maravilhosas. Chocolate suíço, ao leite, branco ou meio amargo, que ao por na boca, simplesmente explode, delicadamente, liberando uma espécie de ganache (meio mousse, meio calda) e invade os dentes, o cérebro e dá barato legal.
Somadas à caixa do Lindor, meu sogro, que vinha para festa, me deu de presente, um ovo de páscoa, tam-nam-nam? Ferrero Rocher! Só bolinha!!!!!!
Até Nando caiu matando naquela embalagem douradinha, na forminha marrom, crocante, que faz crec-crec-crec na mordida, tem aquela ganache deliciosa de avelã e uma avelãzinha inteira dentro, que vai misturando e envolvendo a boca, os dentes, e afe Maria!
Resultado da orgia chocolatística da manhã: uma senhora enxaqueca, de ver raiozinho e tudo mais! E ainda nem tinha começado o aniversário!!!...rsssss
Que Dilma, que Marina, que Serra que nada, eu voto é em Willy Wonka para presidente!!!
Na minha Top Five do Chocolate, fica um pedido: quem for a Paris ou vir de lá, favor trazer qualquer coisa da La Maison du Chocolat (8, boulevard de la Madeleine, 75009):


OS MELHORES CHOCOLATES DA MINHA VIDA:

1) Godiva, sempre! barra, bombom, não importa. Godiva é Godiva;
2) La Maison du Chocolat - não há trufa igual na face da terra, nem lâminas de chocolate ao leite e amargo. Andando por Paris, vi a lojinha do sightandseeing bus. Numa das idas à Galerias Lafayette, um frio da zorra, barrigona de 7 meses pesando, e eu e DD. Marido fomos andando, andando, andando e lembro, como se fosse hoje, daquele tapete vermelho na porta, das caixinhas de french macaroons, dos bombons mais variados, da vontade de entrar após babar a vitrine, e do cheiro, nossa, me lembro perfeitamente de abrir aquela porta de vidro e ser abduzida por um inebriante cheiro de cacau, de chocolate em barra, nossaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Lembro, das trufas, servidas em bandeija de prata, completamente limpa, que derretiam na boca. E que me fizeram gastar os tubos, porque, obviamente, lembro, muito bem da salgadíssima conta de mais de 40 euros em uma caixinha de 6 macaroons e outra de pouco mais de 10 lâminas finas de amargo e ao leite que levei semanas para comer, e só dei duas a Dr. Sérgio, fiel leitor e aficcionado por chocolate, tal qual eu!
3) Lindt, 70 ou 85% cacau - é que nem expresso puro. Forte, vigoroso e amargo. Ame-o ou Devore-o. Fico com os dois. Fomos à Sydney em 2008, para um casamento indiano - maravilhoso, por sinal - e uma das coisas que descobri no primeiro dia de viagem, no bairro de Darling Harbour, foi uma Lindt Store. A visão do Paraíso era aquilo ali. Torres de Lindor, tortas, bombons de vários recheios. Todo dia queria ir à Darling para comer um chocolatinho diferente;
4) Kopenhaguen - Barra ao leite ou amarga, recheada com ganache; amargo com aroma de laranja, língua de gato - que meu irmão Ricardo fez o favor de me iniciar no vício, eis que sempre que viajava ao Rio ou a SP (há mais de 20 anos atras) trazia uma caixinha...rss. Nhá Benta de maracujá ou morango, e outras cositas mais.
5) Mamuschka/Abuela de Goye (Bariloche) e Ferrero Rocher - AMO chocolate com avelã (das nozes em geral, é quem, junto com as amendoas, fica melhor com chocolate), e Ferrero é delicioso! Sou capaz de comer um atrás do outro até acabar o estoque! E Mamuschka e Abuela são os melhores chocolates de Bariloche, sendo que a Abuela, graças a Deus, está à mão, no Salvador Shopping. Já a Mamuschka, tsc, tsc, tsc.. só digo uma coisa, em cinco dias em Bariloche, fui umas oito ou dez vezes lá.. prove o com frutilla...ai, ai.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário