segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Desagravo de um bolo ciumento.

Após a minha expressa declaração de amor ao pão, o bolo ficou revoltado! Achou injusto que ele, irmão do pão - ambos são filhos da Dona Farinha de Trigo - não tivesse o mesmo tratamento. Ele sempre foi ciumento. Em verdade, o bolo tem problemas de auto afirmação, especialmente quando põem sua masculinidade em questão. Quando é de chocolate, aimpim e milho, não tem dúvida, é cabra macho sim senhor. O problema começa quando dizem que ele é de baunilha, morango, maracujá, e banana.. tudo fruta. Aí o bicho pega. Para complicar, ele se ofende quando colocam qualquer recheiozinho, qualquer coberturinha, e chamam de torta! Mate o homem, mas não troque o nome! E ainda por cima torta, como se ele, bolo, fosse errado, defeituoso, e não é! Todos sabemos que ele, o bolo, é masculino. O problema de auto afirmação só passa quando vira o centro das atenções, ou seja, quando chamado em casamentos, aniversários, bodas, enfim, aí ele rouba a cena, porque todo mundo quer vê-lo, quer conhecê-lo, até foto querem tirar... é uma alma dificil, eu sei, mas sou fã do cara. Não saio de festa sem comê-lo.
O pior de tudo é que esse escarceu todo não tem razão de ser, porque o bolo sabe que passei toda a gravidez de Luís Fernando ao lado dele! Sempre! Ele e café, ele e café, não tinha para ninguém, eu, ele e café sempre saíamos juntos. Dona Luiza, tadinha, minha mãe, sofreu fazendo assadeiras e mais assadeiras do seu famoso bolo de goiabada com ameixa, só para eu tomar no famigerado café das 17h! Até apresentá-lo ao pessoal do escritório apresentei, levando um Tupperware cheio de fatias do famoso bolo de minha mãe.
Bolo, cara, te adoro também! Não seja assim tão ciumento, meu rei! A vida passa, o café passa, e o que sobra? migalhas, bolo.. não façamos do nosso relacionamento meras migalhas, mas sim fatias inteiras de felicidade! Gosto muitíssimo de ti, viu? não esqueça não. Deus é testemunha que às 17h só penso em você, seja na versão goiabada com ameixa de D. Luiza (receita abaixo, em sua homenagem!); seja o de laranja, da doceria Dona Xícara, na Afonso Celso; seja um pedaço do molhadinho de banana, do crocante tapioca ou molinho de aimpim, todos da DeliCia, na Graça. Fique assim não, Fabi e Dalila te amam.

BOLO DE GOIABADA COM AMEIXA DE DONA LUIZA

Ingredientes:

4 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo com fermento
2 colheres (sopa) de manteiga
1 garrafa de leite de coco pequena ou 1 copo de leite
200g de ameixa seca e
200g de goiabada

Modo de fazer
Derreta a goiaba com meia xícara agua até a consistência de geléia, podendo ficar alguns pedacinhos inteiros. Reserve. Pegue a ameixa seca, sem caroço, e leve ao fogo com 1 xícara de água, deixando ferver para ficar no ponto de geléia. Reserve também, deixando ambos esfriarem.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em ponto de neve e separe. Depois, bata as gemas com açúcar misturando bem. Junte a manteiga até obter um creme amarelo claro. Acrescente a farinha de trigo, o leite e por último as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Incoporada as claras, é hora de misturar as geléias. Despeje a mistura em uma forma untada e polvilhada. Asse por uns 40 minutos em forno médio, pré aquecido, ou até que, espetando um palito, esse saia limpo.

2 comentários:

  1. Amiga, bolo teve ter alguma relação com gravidez, porque também fico nessa querendo comer bolo todo dia. Uma loucura!!!!

    ResponderExcluir
  2. E é bolo, Fau, bolo mesmo, não é torta, não é merengue, é Chiclete com Banana.. digo, é bolinho caseiro.. pelo menos minha gravidez era.. vai entender?
    bjos

    ResponderExcluir