Qual a melhor coisa de viajar? Conhecer coisas novas e, claro, comidas novas! E não é só Paris que tem seus encantos, tá? Eu e Dalila cavucamos coisas mil em any road trip. Por exemplo, em Feira de Santana, somos fãs do pão de alho de uma deli no final da Avenida Getulio Vargas, de comer dirigindo, sim, porque não esperamos a BR324 acabar para devorá-los.
Quando minha m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a cliente Maria de las Mercedes, espanhola de fé, raiz e fogo nas ventas - que me prometeu o melhor callos fora da Espanha - disse me que teríamos uma audiência em Valença, numa sexta-feira, só pensei em uma coisa: frutos do mar, aí vou eu!
Me lembro que meu cumpadre Lucas me ligou um dia pra pedir indicação de um restaurante em Valença, e eu não conhecendo, liguei para meu irmão caxeiro viajante, Carlindo, e ele, na tampa: "Da Mara, sem erro, comida beleza, Fabi". Passei a indicação para Lucas e ali começaram as sessões de torturas, porque o danado - inda a Valença várias vezes - só me ligava para dizer "tô comendo moqueca de polvo"; "tô comendo mariscada" e sempre falando que o Da Mara era realmente mara... maravilhoso.
Eu, Mercedes e Zé, nosso motorista, chegamos as 15hs no lugar - simplérrimo - tremendo de fome, depois de nossa audiência.
Bom, vamos ao que interessa: o rango!!
1) Entradas
Casquinha de siri, beleza, todo mundo conhece. Casquinha de caranguejo, em Salvador, é igual a cabeça de bacalhau, todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu. E Casquinha de Polvo???? Gente!!! Pedimos uma de caraguejo e outra de polvo. A do crustáceo, quando eu comi, parecia que cantava para Dalila: "Chegou, chegou, tá na hora da alegria!"... era o Bozo em pessoa!!! Uma festa!! O que era aquilo??? Pedaços de carne de caranguejo, grelhados, com gostinho de grelha, sabem?? misturados em pedaços de tomate, cebola, temperos verdes, refogados juntos, no ponto! Com uma farofa r-e-c-h-e-a-d-a de cebolas douradas picadas por Jack, o estripador, e com um molho lambão daqueles!! Ai, a boca encheu d´água de novo.
E a de polvo?? PQP Futebol Clube!!!! o polvinho lindo, rosado, parecia saído de um SPA de amaciante de tão molinho que tava, nem um pouco chiclete, num refogadinho quentinho de temperos picados, cacetada! Delicioso. Nota 10, com estrelinha dourada!
2) Prato Principal
Lucas tinha falado tanto, de tantas moquecas, que acabamos pedindo Mariscada, na vã esperança de provar de tudo um pouco. Dalila, a esta altura, já estava imitando Mariene de Castro, cantando pros bichinhos "Diga a mãe que eu cheguei...". Uma senhora mariscada, que serve quatro pessoas tranquilamente, com peixe, ostra, sururu, siri catado, camarão, polvo, enfim, do mar só não tinha ouriço, petróleo e pedra, porque o resto tinha, e tava delicioso. E a alegria da pobre lombriga só aumentava! As guarniçoes de lá são de comer rezando pra não acabar: banana da terra cozida com temperos de moqueca e dendê - diferente e genial - um pirão traveco, que é pirão no nome, mas vatapá no sabor e a tal da farofinha de cebolas Jackianamente douradas e crocantinhas, naquela farinha da região de Nazaré, fininhaaaaaaaaaa. Nota 10 com louvor!
Afe, comi de lamber os beiços, guardar na quentinha e querer uma rede depois!!! E Mara, do alto da sua simpatia, só pedia desculpa por não ter sobremesa e pela reforma em um dos banheiros, oh, Mara, esquece... tomamos um cafézinho e seguimos viagem, eu e Mercedes, a esta altura, já pensávamos que mais uma audiência no processo, marcada para março, terá lá suas compensações. Dalila me fez prometer pedir a moqueca de pitú na próxima. E pensar que tem gente que não gosta do caminho da roça...
Em Valença, indo pra Morro, de passagem para Camamu, Itacaré, Ilheus, enfim, no baixo Sul, pare e coma no Restaurante Da Mara... vale cada centavo dos R$ 77 (para três) pagos.
Cheiro de dendê para todos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fabi, tou lendo sempre o blog. Só nao comento mais pq é mal educaçao falar de boca cheia! rs
ResponderExcluirBjao e vê se me chama pra umas paradas dessas, tipo o boteco do post anterior!
eu quero, eu querooooo!
ResponderExcluirAmiga, eu, aqui em casa de castigo, fiquei babando... Precisamos conhecer Mara!!!! Saudades. Bjs.
ResponderExcluiradorei mto bom, vc podia postar as fotos dos pratos !!!
ResponderExcluirbjs
Marcos, pode comentar, mesmo de boca cheia!!..rssss
ResponderExcluirFau e Inêssa, vamos conhecer Mara... vcs vão aMAR...rsss
Mah, estou devendo as fotos!!! todo mundo me cobra, mas Dalila não me dá tempo de tirá-las, já devora tudo!..rssss
bjos!!
Belo Blog, conheci hoje e como vc, sou apaixonado por comida. Tenho uma dica, va na pizzaria Barbatto,fica no final da Manoel Dias, do lado esquerdo,é pequeno mais a pizza, hum... Tipicamente da regiao de Napoli. O pizzaiolo é o dono, um italiano, cujo sobrenome é o nome da pizzaria.
ResponderExcluirRafael
Obrigada, Rafael, vou lá conferir!
ResponderExcluirFabi, fico muito feliz em saber qeu gostaram dos nossos pratos feitos com muita dedicação a mais de 25 anos, onde o principal tempero é o carinho com que minha mae tempera todos os pratos,saiba ainda, que os comentários e elogios como o seu fazem parte dos igredientes motivacionais de nossa equipe. Mais uma vez agradecemos pela visita e estamos aguardando a próxima visita em março. Um grande abraço.
ResponderExcluirFábio Paixao.
Gostei da postagem!
ResponderExcluirwww.mastigandoemsalvador.com.br