segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dalila Bourdain em mais uma aventura.

Eu e Dalila somos fãs de Anthony Bourdain, aquele chefe-apresentador do Discovery Travel & Living. O cara adora fritura - especialmente coisas derivadas de porquinhos - cerveja (alcool de maneira em geral, mas especialmente as loiras), e comidas do tipo "entope veias". E o melhor de tudo, é m-a-g-e-r-r-í-m-o!!! Vai entender o mundo.
Enfim, Dalila por achar que descende diretamente do Bourdain, não pode ouvir falar em aventura, novidade e comida (não necessariamente nessa ordem) que já se ouriça e me obriga a levá-la para comer.
Assim, quando Lize, minha sobrinha mini me, falou que ia sair para comer um "Cremosinho", colocou Dalila em estado de alerta para saber do que se tratava tal especialidade.
Se como eu você achou que Cremosinho seria alguma versão hypada de mingau de aveia, ou um Açaí turbinado, tsc, tsc, tsc... se enganou, meu caro Watson. O dito prato é um dos carros chefes do Boteco da Graça, um barzinho, como diriam minhas amigas mineiras, "copo sujo", ali na subida da Faculdade de Direito da UFBA, na Graça.
Na última sexta-feira, fomos eu, DD. Marido, e os companheiros de PVEE (Partido da Viagem Econômica Européia, para aqueles que moram em marte ou novos leitores do Dicas): Fau e Marquinhoas; Déia e Fonsão. Sob a nobre desculpa de ajudarmos a companheira Andreia a relaxar para a prova da OAB, bebemos estupendas Devassas e Nobel geladas e conhecemos o dito boteco.
O lugar é de uma simplicidade tibetana, na verdade é uma sombra de árvore, do outro lado da rua, à beira de um barranco (aliás, sugiro sentar mais perto da rua, para os que costumam "carcar o dente", pois fica mais fácil estender a mão e chamar o taxi, e corre-se menos risco de, literalmente, descambar morro abaixo), sem qualquer confortozinho, a começar pelas famigeradas cadeirinhas de madeira de abrir e fechar... não duvide, sua bunda sairá de lá cantando: "vesti uma camisa listrada e saí por aí".
Bom, como tudo vale a pena, quando o estômago não é pequeno. Aguente firme na cadeirinha e peça o tal do Cremosinho. Gente, há muito, muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, não comia um petisco de boteco tão gostoso! Trata-se de uma fusão do escondidinho com arrumadinho, ou seja, pedaçaos acebolados de fumeiro e carne do sol (pedimos a versão mista), com um vinagrete de tomate, cobertos por um purê de aimpim com requeijão cremoso, bem molinho - eis o porquê do nome - em uma travessa de fazer a inveja da mesa do lado. Como petisco, comem de 4 a 6 pessoas. Como prato, de 2 a 3. Delicioso. Adoramos!
Dalila, não satisfeita em provar a novidade, ficou doida quando leu "sarapatel" no menu. É claro que pedimos!! Eu e Flávia, que vinhamos da mini porção do Dona Mariquita, achamos o apoio de Andréia, e caímos, com pimenta e farinha, matando no bendito sarapa - que no Boteco ainda se apresenta nas versões carneiro e avestruz (não pedimos esse para não começar o ano enterrando a cabeça por aí, pé de pato, mangalô três vezes!). Muito bommmmmmmmmm.
Não satisfeitos em garantir as Sinvastatinas dos próximos anos - para limar o colesterol ali ingerido -  Fau, grávidissima de Maria Eduarda, sentiu o cheiro de batatas fritas e lá fomos nós provar as do local, que foram aprovadas, pois clássico que é clássico vem quente, crocante por fora e molinha por dentro, e Dudinha não nasceria com cara de fritas por nossa causa, oras!.
O preço foi o melhor de tudo! Com bebidas (8 refris, 5 Devassas e umas 3 ou 4 Nobel) pagamos R$ 33,00 o casal!! Viva a economia! Nota 10,00 pra comida e localização (do lado de casa, pô!), 8 pro serviço (casa cheia, demorou um pouco, apesar da simpatia dos garçons); e 5 para as cadeirinhas cdf.
Dalila Bourdain saiu rindo de alegria que nem seu ascedente quando come uma carninha de porco....

7 comentários:

  1. Amiga, companheira de PVEE, vc não poderia descrever melhor nossa saidinha. Perfeito!!! Pode marcar a próxima...rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Mini me é ótimo. Viu só? Essa vida de universitária me rende bons achados.

    ResponderExcluir
  3. rsss... vocês são figuras! Se descobrir outro, Liu, avisa que Fau me fará companhia na empreitada!

    ResponderExcluir
  4. Ah Fabi!!! E como eu já comi esse CREMOSINHO. O Boteco da Graça sempre foi ponto de encontro na saída da Faculdade. Uma delícia mesmo! Assino embaixo. Deu até água na boca....Hum....Bjs, Fabi.

    ResponderExcluir
  5. PS. Parabéns pelo BLOG! Vou te seguir!:)
    Bjs!

    ResponderExcluir